terça-feira, 2 de novembro de 2010

Henri Cartier-Bresson - breve biografia


jovem de bicicleta

Gare de Saint Lazare




Henri Cartier-Bresson nasceu a 22 de Agosto de 1908 e morreu a 2 de Agosto em França. Bressom foi um dos mais importantes fotojornalistas do século XX.
Quando ainda era criança, Henri Cartier-Bresson, ganhou uma câmara fotográfica, Box Brownie, com a qual produziu inúmeros instantâneos. A sua curiosidade pela imagem levou-o a experimentar uma câmara de filme 35 mm.
Em 1931, durante uma viagem a Marselha, que ele descobriu verdeiramente a fotografia, inspirado por uma foto do húngaro Martin Munkaesi, publicado na revista Photographies.
Em 1947, Henri Cartier-Bresson fundou a agencia fotográfica Magnum junto com Bill Vandivent, Robert Capa, George Rodger e David Seymour.Assim começou o desenvolvimento do seu trabalho, despertando assim interesse a revistas como a Life, Vogue, e Harper’s Bazaar que o contrataram para viajar o mundo e registar imagens únicas.
Henri foi o primeiro fotografo da Europa Ocidental a registar a vida na União Soviética de maneira livre. Bresson também fotografou os últimos dias de Gandhi e os eunucos imperiais Chineses, logo após a revolução Cultural.
O trabalho deste fotografo despertou-me curiosidade devido á sua naturalidade de representar o quotidiano. Na foto “jovem de bicicleta” representa uma acção simples do quotidiano, andar de bicicleta. E também devido aos contrastes fortes que ele apresenta nos seus trabalhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário